Por que separar o lixo em casa?

Por que separar o lixo em casa?

Se quiser saber mais sobre como separar o lixo em casa? Então você encontrou o lugar certo.

Gostaria de começar contando que um dia encontrei meu filho assistindo a um programa infantil que falava sobre a poluição. A partir de então, ele se preocupou com a poluição e a reciclagem.

Como um bom menino de 8 anos, ele faz perguntas, que eu respondi porque sei muito sobre o assunto. Porém, gostaria que essas informações chegassem no maior número possível de pessoas.

É por isso que quero que você leia este post, onde vou mostrar a maneira correta de separar o lixo em casa. Então, “vamos começar a mudança em casa”, como meu filho me disse.

Por que devemos separar o lixo em casa?

É muito importante separar o lixo de casa para ajudar na cadeia de reciclagem. Se fizermos uma boa separação, quando o resíduo chegar no ponto de coleta, parte dele pode ser aproveitado. Pelo contrário, se não puder ser aproveitado, vai para o aterro para ser evitada contaminação.

O que são resíduos orgânicos e inorgânicos?

Reconhecer o tipo de lixo ou lixo é um fator importante na separação do lixo. Os resíduos podem ser divididos em grandes grupos de acordo com sua origem: o tipo orgânico e o tipo inorgânico.

Um resíduo orgânico é um resíduo de origem biológica, animal ou vegetal. Este tipo de resíduo inclui restos de comida sem saco, ossos, cascas de ovo, guardanapos usados, fezes, etc. A esta lista são adicionados animais mortos, frutas, vegetais, frutas e cascas de vegetais.

Por outro lado, os resíduos inorgânicos são aqueles que não provêm de organismos vivos. Esse tipo de resíduo geralmente é resultado de processos artificiais ou industrializados.

São tipos de resíduos inorgânicos: garrafas de vidro, latas de alumínio, baterias, recipientes de plástico, etc.

O que deve ser levado em consideração para separar os resíduos da casa?

Ao separar o lixo, é importante pensar corretamente sobre o que precisamos fazer para gerenciar com eficácia o lixo doméstico.

Em primeiro lugar, importante saber como separar o lixo ou resíduos. Precisamos separar e distribuir materiais recicláveis ​​e resíduos.

Como sabemos, plástico, papel, papelão, vidro, metal, roupas e tecidos são todos materiais recicláveis. Obviamente, esses objetos devem ser limpos durante uma classificação.

Os resíduos orgânicos como restos de comida, plantas, plásticos, papel, papelão, vidro e tecidos sujos são lixo. Além disso, o lixo úmido ou molhado que jogamos fora é lixo.

O que devemos fazer depois de separar o lixo?

É preciso ir além da distribuição ou separação do lixo, é aconselhável sempre que possível ajudar o sistema de coleta urbana. Podemos conseguir isso através do seguinte:

Limpeza e secagem

Metal, vidro e plástico, que são reciclados, devem ser lavados antes do descarte. Sabemos que é uma atividade que pode ser entediante ou desconfortável, mas com o tempo se tornará cotidiana.

Distribuição por cor

Distribuir com eficiência nossos resíduos de acordo com a sua natureza em grandes recipientes identificados por uma cor. No caso de papel e papelão, identifique-os pela cor azul. Para latas e plásticos, a cor amarela é recomendada.

Se o resíduo for vidro, devemos identificar o recipiente com a cor verde. Os resíduos orgânicos devem ser identificados pela cor marrom. Por fim, colocaremos a cor cinza nos recipientes onde depositamos os resíduos que não podem ser reciclados.

A identificação por tipo de cor pode variar, ou seja, estar sujeita a determinadas disposições da câmara municipal da cidade onde residimos.

Coloque cada material em seu lugar

Devemos ser informados se não sabemos onde um tipo específico de resíduo deve ser colocado. Podemos não saber onde colocar alguns materiais incomuns e esvaziá-los no recipiente errado.

Sem erros

É realmente importante, se você deseja que seus resíduos sejam reciclados, não cometer erros como colocar papelão em sacos plásticos. Além disso, não coloque o vidros em sacos plásticos, ou seja, não coloque um material com ou outro para evitar transtornos.

O que é a reciclagem de lixo orgânico?

É geralmente informado que os itens recicláveis ​​são geralmente de tipo inorgânico, com exceção de papel e papelão. No entanto, também é importante considerar a possibilidade de reciclar o lixo orgânico em nossas casas.

Essa reciclagem envolve uma transformação de resíduos em recursos ou materiais que podem ser usados para propósitos úteis. Como o lixo orgânico é biodegradável, ele pode ser usado para fazer fertilizantes e para outros fins.

Os resíduos orgânicos também impactam o meio ambiente e, portanto, é necessário reciclá-los para reduzir os níveis de lixo nos aterros.

O que podemos fazer além de separar o lixo?

A ideia não é apenas aplicar meios que garantam uma separação eficiente dos resíduos, mas também criar consciência ambiental. Podemos ajudar aplicando estratégias que minimizem o impacto ambiental dos resíduos que geramos, pelo menos em nossas casas.

Uma atividade útil é substituir, quando possível, o uso de produtos inorgânicos por produtos biodegradáveis. Pode ser aplicado perfeitamente em xícaras, pratos, bolsas e outros materiais que usamos normalmente em nossa casa.

Devemos sempre apoiar uma iniciativa de produtos biodegradáveis, ecológicos ou compostáveis ​​que estão no mercado. Qualquer iniciativa a favor do meio ambiente merece ser adotada e fazer parte da nossa vida.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carrinho de compras
0
Would love your thoughts, please comment.x
× Dúvidas?