Os principais rótulos ecológicos e certificações

Os principais rótulos ecológicos e certificações

Diante da infinidade de rótulos ecológicos que existem, pode, às vezes, ser complicado entender totalmente o significado e as vantagens de cada um. A grande diversidade de rótulos pode, portanto, causar confusão: rótulos economizadores de energia, rótulos de comércio justo, rótulos ecológicos, rótulos orgânicos, rótulos de qualidade … termos que não são necessariamente conhecidos e compreendidos por todos …

Vamos aprender mais sobre os rótulos ecológicos e suas certificações. Isso permitirá que você se encontre com muito mais facilidade quando se deparar com um produto ecologicamente correto.

Para maior clareza, nosso guia será dividido em cinco categorias principais: rótulos ecológicos, rótulos orgânicos, rótulos de economia de energia, rótulos de comércio justo e rótulos de qualidade.

Você encontrará, em cada categoria, as informações para saber sobre os rótulos ecológicos mais comuns e reconhecidos.

Rótulos Ecológicos Ambientais

Entre os diferentes rótulos ou certificações existentes, existe um grande número deles como rótulos ambientais. Eles permitem que você certifique (ou indique) que os produtos respeitam o meio ambiente de maneira adequada.

Rótulo ecológico europeu

É A certificação ecológica oficial europeia. Está em vigor em todos os países da União Europeia e também na Suíça. Atribuído a embalagens e produtos que não agridem o meio ambiente, este rótulo ecológico não se aplica a produtos agroalimentares, farmacêuticos e do setor automotivo.

FSC

Líder supremo em sistemas de certificação florestal em todo o mundo, o Forest Stewardship Council garante que a madeira usada na produção de produtos venha de uma floresta manejada de forma sustentável, ao mesmo tempo que impõe certas restrições específicas ao operador, como conformidade com as populações locais, regeneração florestal, controle de atividades e preservação da biodiversidade florestal.

PEFC

O selo PEFC (Programa de Reconhecimento de Certificações Florestais) é uma certificação global que visa garantir o manejo sustentável das florestas onde a madeira e seus derivados são produzidos. A certificação é usada para promover a madeira aos consumidores e, ao mesmo tempo, informá-los sobre a contribuição que eles fizeram por meio de sua compra.

Fita Moebius

Este logótipo não é uma certificação nem um rótulo ecológico, mas a sua presença num grande número de embalagens convenceu-nos a explicar-lhe o seu significado. A fita Moebius é usada para indicar se um produto pode ser reciclado ou não. Em alguns casos, uma porcentagem pode aparecer no centro do logotipo, indicando a porcentagem de material reciclado usado na fabricação do produto. É um logotipo universal encontrado em muitos países, embora alguns países usem variações. Por fim, seu uso não é gerenciado, ou mesmo controlado, por qualquer autoridade, cabendo ao fabricante toda a responsabilidade pelo uso em seus produtos e embalagens.

MSC

Essa certificação ambiental atesta que o produto faz parte de uma abordagem de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Este rótulo tem como objetivo destacar a pesca responsável.

FGP

Este rótulo ambiental independente garante que um produto realmente vem de uma floresta “analógica”. Ou seja, o objetivo é estabelecer um ecossistema de árvores totalmente nova para preservar a biodiversidade. Esse processo tem a vantagem de não usar agrotóxicos. O rótulo também permite definir preços justos para os produtores. Esta certificação também diz respeito a produtos alimentícios.

APUR

O Ecolabel APUR (Associação dos Produtores e Usuários de Papéis Reciclados) possibilita o controle do processo de fabricação e dos materiais utilizados na produção do papel reciclado. Ao adquirir um produto com o selo APUR, você terá a garantia de que entre 50% e 100% de fibras recicladas foram utilizadas em sua fabricação.

Nature

Tal como acontece com muitos outros rótulos ambientais, a Paper by Nature promete promover certas práticas amigas do ambiente na indústria de papelaria. A própria etiqueta serve de referência para os consumidores. Para obtê-lo, a empresa deve justificar ações responsáveis ​​tanto no manejo florestal quanto na fabricação de papel ecológico.

Limpeza Sustentável

Instituído pela AISE (Associação Internacional de Sabões e Detergentes), é um selo autoproclamado pelos próprios fabricantes. Não beneficia de qualquer controlo externo, no entanto, para o reclamar, as empresas têm de garantir que os seus produtos são produzidos de forma amiga do ambiente, por exemplo, limitando a utilização de produtos químicos a favor da água.

Rótulos Ecológicos Ambientais

Produtos naturais e orgânicos em geral ocupam um lugar cada vez mais importante na mente de todos. A criação de diferentes rótulos orgânicos era, portanto, uma necessidade. Com especificações diversas, permitem definir verdadeiramente os métodos de produção para oferecer verdadeiramente produtos sem a utilização de elementos químicos sintéticos.

Agricultura Orgânica (UE) = Eurofeuille

É um rótulo europeu que permite certificar que um produto é realmente proveniente da agricultura biológica. Quando esta certificação está na embalagem de um produto, o comprador pode ter certeza de que ele não contém nenhum produto químico sintético e que foi produzido de forma natural. Seu uso é obrigatório para produtos orgânicos vendidos na União Européia.

Ecocert

O Ecocert Organic Ecolabel é reconhecido por seus altos padrões. É mais frequentemente encontrado em cremes de beleza, mas seu círculo de atividade tende a se estender a cosméticos orgânicos, têxteis ou produtos de comércio justo. Esta certificação tem a particularidade de organizar verificações anuais (muitas vezes sem aviso prévio) para verificar os produtos certificados.

Cosméticos orgânicos

Próxima ao rótulo Ecocert, esta certificação, também chamada de “Cosmébio” exige no mínimo 95% de ingredientes de origem natural e também 10% de ingredientes de agricultura orgânica e garantidos sem OGM, perfumes ou corantes sintéticos. Finalmente, qualquer produto com esta certificação proporcionará aos consumidores a certeza de que não foi testado em animais.

Natureza e Progresso

É um dos rótulos ecológicos mais rigorosos em termos de cumprimento das especificações e do estatuto estabelecido pela associação. Para poder usufruir desta certificação, é obrigatório candidatar-se e aderir à associação. Além disso, este selo também atesta que a empresa faz parte de uma abordagem de desenvolvimento sustentável.

Rótulos ecológicos de economia de energia

Como a produção de energia é uma das principais causas de poluição do planeta, os rótulos de economia de energia nos permitem certificar que existem soluções mais razoáveis ​​e ecologicamente corretas.

Etiqueta de eletricidade verde

Para garantir aos consumidores que os fornecedores de energia lutem contra o efeito de estufa respeitando o meio ambiente, existe a etiqueta EVE. Esta etiqueta exige, em particular, que os fornecedores de energia que dela beneficiam invistam dinheiro no desenvolvimento de centrais que utilizam energias renováveis. É um dos poucos rótulos existentes para fornecedores de energia.

Rótulos ecológicos de comércio justo

O comércio ético ajuda a criar um sistema de comércio mais justo para os produtores. A abordagem desse tipo de comércio é usada como uma alavanca de desenvolvimento para reduzir as desigualdades sociais. Os diversos rótulos correspondentes permitem certificar aos consumidores quais os produtos fabricados neste processo.

Max Havelaar

Um dos principais participantes do comércio justo, o rótulo Max Havelaar é afixado em certos produtos que foram certificados previamente por especialistas profissionais com base nas especificações solicitadas pela associação. Essa certificação garante aos consumidores uma remuneração justa dos produtores pela produção de matérias-primas, oferecendo um produto de qualidade que respeita o meio ambiente.

Produtores camponeses

Propriedade e administração de pequenos produtores, esta certificação internacional foi criada em 2004. Visa promover a produção de pequenos produtores por meio de preços mínimos garantidos, bem como o acesso às cooperativas diretamente ao mercado, deixando uma certa autonomia ao produtor. Para os consumidores, esse rótulo permite separar os produtos éticos de pequenos produtores independentes daqueles que vêm de grandes plantações.

Organização Mundial de Comércio Justo

A associação WFO não emite certificação para produtos, mas para empresas. Assim, apenas empresas verificadas não podem reivindicar a posse do rótulo WFO. Seu objetivo é permitir que os produtores melhorem seus meios de subsistência, bem como suas comunidades, por meio do comércio ético. Uma empresa que possui a certificação WFO é considerada uma empresa social de comércio justo.

Certificações de qualidade

A produção intensiva de todo o tipo de alimentos e outros produtos de limpeza, metálicos ou não, conduz a uma redução da qualidade intrínseca dos produtos acabados. Uma referência com certificação de qualidade garante e certifica o consumidor que vai escolher um artigo de alta qualidade.

Denominação de origem protegida

Este rótulo permite identificar os produtos concebidos, transformados e produzidos numa área geográfica determinada previamente, ao mesmo tempo que aplica o know-how dos produtores locais e também dos ingredientes da área geográfica em causa. Esta certificação diz respeito apenas a produtos alimentícios.

Eco Hábito e os rótulos ecológicos

Amparados por nosso compromisso com o meio ambiente e o bem-estar de nossos clientes, nós da Eco Hábito optamos por oferecer a você cada vez mais referências rotuladas entre nossas gamas de produtos.

Parte da nossa oferta de produtos é baseada na sustentabilidade, bem como na ecologia. É por esta razão que destacamos, sempre que possível, os rótulos ecológicos presentes nas peças que colocamos à sua disposição.

Nosso compromisso e objetivo é ajudar sua empresa no descarte correto do lixo, por isso, não medimos esforços para também ajudar em todas as questões educativas sobre o respeito ao meio ambiente.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carrinho de compras
0
Would love your thoughts, please comment.x
× Dúvidas?