O guia para a reciclagem de papel nas empresas

O guia para a reciclagem de papel nas empresas

Apesar do desenvolvimento digital, o papel continua sendo o maior desperdício nas empresas. É, portanto, um dos recursos a ser racionalizado como uma prioridade no âmbito de uma abordagem eco-responsável.

Reciclagem de papel na empresa: Por onde começar

É relativamente fácil montar ações a favor da reciclagem do papel nas empresas, porque obviamente o papel não desapareceu dos escritórios com o surgimento do digital. Apesar dos e-mails, intranets e documentos eletrônicos, o papel ainda é responsável por três quartos do desperdício de material. Cada um milhões de brasileiros que trabalham em escritórios (quase metade da população economicamente ativa) consome entre 70 e 85 kg de papel por ano.

Além do consumo excessivo, existe o problema do desperdício. Um quarto de todos os documentos impressos no escritório são jogados fora em cinco minutos e 16% deles nunca são lidos. Paradoxalmente, é também no escritório que menos reciclamos: apenas 20% do papel, contra 41% em casa.

No entanto, tendemos a ignorá-lo, mas reciclar papel nas empresas é uma obrigação social.

O papel é um dos recursos mais convenientes para reciclar: pode ser reutilizado até sete vezes. É também uma importante fonte de redução de emissões de gases de efeito estufa: a reciclagem de papel corporativo evita a emissão de 390.000 toneladas de CO2 por ano, o equivalente a 200.000 carros.

Boas práticas corporativas de coleta de papel

Estabelecer um processo de coleta e reciclagem de papel em uma empresa não envolve uma ruptura profunda na organização interna. Algumas boas práticas são suficientes.

Avalie a necessidade de reciclagem

A primeira coisa a fazer é avaliar a necessidade de coleta de papel corporativo. Portanto, é necessário começar por estimar o volume de resíduos para escolher o tamanho adequado para a caixa de coleta e planejar o número certo de coletas semanais.

Identifique provedores para coleta

A coleta de papel corporativo não pode ser tratada internamente: deve ser realizada por um provedor de serviços externo. Para o efeito, recomenda-se identificar os intervenientes no mercado e comparar as ofertas. Se os volumes de resíduos forem muito baixos, sempre é possível fazer parcerias com outras empresas.

Facilite o processo de classificação

O processo de reciclagem envolve a mobilização dos colaboradores internos. Tudo deve ser feito para facilitar suas vidas, incluindo colocar uma lixeira de papel para reciclagem no escritório em um local visível, fornecer lixeiras de triagem em locais de consumo (perto de impressoras) e afixar instruções de triagem.

Comunique-se sobre o processo de coleta e classificação

Para mobilizar os colaboradores, é preciso conscientizá-los sobre os desafios da reciclagem de papel nas empresas. Para isso, podemos configurar uma sinalização adaptada ao nível dos escaninhos de classificação e comunicar internamente através de ferramentas dedicadas (e-mail, intranet, reuniões, etc.). Sem esquecer de informar o pessoal de limpeza da instalação do aparelho.

Comunique-se sobre os resultados

Uma lixeira no escritório, mesmo bem posicionada, é inútil se não fizer parte de um processo de informação mais global. É fundamental envolver os colaboradores através da comunicação regular sobre o impacto da implementação da triagem de fontes em termos de economia para a empresa e redução das emissões de CO2.

Uma alternativa à reciclagem: economizando papel

O melhor resíduo é aquele que não é produzido. Por isso, uma política corporativa eficaz de reciclagem de papel deve estar amparada na adoção de boas práticas que visem evitar o desperdício. Alguns exemplos de bons gestos:

Imprima apenas quando necessário.
Impressão duplex.
Otimize o layout dos documentos a serem impressos, limitando o número de páginas (remoção de imagens e anúncios, aumento de margens, etc.).
Use o verso dos documentos usados ​​como rascunho.
Compra de papel reciclado.
Promover o uso de mídia digital para comunicações internas e reuniões.
Avalie as necessidades de papel para solicitar os volumes certos e evitar o consumo excessivo.

Tantas ideias fáceis de começar que complementam um processo corporativo de reciclagem de papel, para máxima eficiência … e um planeta mais limpo!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carrinho de compras
0
Would love your thoughts, please comment.x
× Dúvidas?