Descarte Pilhas e Baterias

Descarte Correto De Pilhas E Baterias

Sei que não podemos colocar esse material junto com a coleta seletiva. Material que não pode ser reaproveitado segue para as empresas que fazem reciclagem de plástico, por exemplo. As pilhas e baterias podem ser recicladas, reutilizadas ou ainda podem passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte não nocivo ao meio ambiente. A problemática se agrava quando além do descarte irregular as pilhas passam por deformações (amassados, estouros e vazamento de líquidos no interior). A reciclagem de pilhas e baterias não é um procedimento simples e de baixo custo financeiro, pois é necessário inicialmente distinguir as suas características de composição, já que não existe uma relação entre tamanho ou formato e a sua composição.

Pois, de acordo com Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), perigo desses tipos de produtos reside no fato de as pilhas e baterias possuírem líquido tóxico em sua composição e, se jogadas incorretamente, podem ser amassadas ou estourarem, deixando vazar a substância. Para aparelhos que exigem maior potência são utilizados baterias, que são várias pilhas associadas em série (uma atrás da outra). Os metais pesados, por serem extremamente tóxicos e bioacumulativos, necessitam de uma alternativa para evitar impactos ao meio ambiente e à saúde humana.

Segundo Portal Brasil , as pilhas e baterias preocupam as autoridades porque possuem substâncias como mercúrio, cádmo, chumbo, zinco-manganês e alcalino-manganês, que podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Apenas como título de informação é interessante frisar que as pilhas e bateiras quando estão funcionando de modo pleno não oferecem riscos porque os problemas não estão nos materiais contidos na parte exterior, mas sim no processo de descartes realizados de maneira irregular. As pilhas e baterias é um produto largamente utilizadas no cotidiano das residências, comércios e indústrias.

Níquel-cádmio (Ni-Cd): As baterias de níquel-cádmio apresentam uma tecnologia muito difundida de baterias recarregáveis portáteis. Classificadas como resíduos perigosos, possuem na sua composição metais pesados altamente tóxicos e não biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio, que são perigosos à saúde. As pilhas e baterias devem ser entregues às lojas que comercializam ou às assistências técnicas autorizadas para que eles entreguem aos fabricantes. Mas a melhor solução para perigo ambiental que as pilhas e baterias usadas representam, é a conscientização e a redução do consumo das pilhas que contenham estes metais pesados.

Caso não seja possível levar as pilhas e baterias imediatamente para lugar de coleta, é recomendado que armazenamento do produto seja feito com cuidado, de preferência em um recipiente fechado ou em uma sacola plástica. As pilhas e baterias são dispositivos em que reações de oxirredução transformam energia química em elétrica. De acordo com a NBR 10004, as pilhas e baterias apresentam características de corrosividade, reatividade e toxicidade. As baterias de níquel-metal-hidreto (Ni-MH) e lítio-ion (Li-Ion) podem ser jogadas no lixo.

Muitos são os tipos de lixo resultantes da ação humana, mas viés da questão é em relação às pilhas e baterias necessárias ao funcionamento de aparelhos elétricos e eletrônicos que utilizamos diariamente. consumidor pode encaminhar as baterias para as assistências técnicas ou postos de venda de qualquer operadora de celular, segundo a resolução do governo, sendo obrigatória a coleta de baterias das marcas vendidas ou de baterias com características similares às vendidas. Guarde as pilhas em local seco e em temperatura ambiente.

Devem ser informados os nomes das empresas fornecedora e responsável pela reciclagem, a destinação, aterro utilizado pelas companhias e os procedimentos adotados no processo. sistema de logística reversa é importante, pois as pilhas e baterias portáteis vencidas ou usadas, chamadas de pós-consumo, são consideradas resíduos perigosos e podem apresentar riscos à saúde humana e ao meio ambiente, em caso de fabricação e descarte inadequados. Apesar do pequeno porte, as pilhas e baterias de celular são hoje um problema ambiental.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carrinho de compras
0
Would love your thoughts, please comment.x
× Dúvidas?