Como mantenho meus banheiros da empresa limpos?

Como mantenho meus banheiros da empresa limpos?

Nos negócios, manter uma limpeza impecável em locais de passagens, como banheiros, reflete a importância que você atribui ao bem-estar de seus funcionários. Quer chame um especialista ou não, aqui estão os passos para uma limpeza adequada.

Preparação antes da limpeza

Em primeiro lugar, antes mesmo de iniciar o procedimento de limpeza, é aconselhável preparar o local de forma a permitir trabalhar com total segurança. A sinalização é um aspecto importante que entra em jogo durante todo o processo.

Uma placa de “piso molhado” acompanhada de sinalização apropriada nas portas de acesso aos banheiros deve alertar os usuários que uma operação de limpeza está em andamento. A ventilação das instalações – quando possível – é fortemente recomendada e ajuda a limpar o ar ambiente. Abrir uma janela e criar um bloqueio é o suficiente para completar esta missão.

Uma vez que a área esteja protegida, o responsável pela limpeza se encarrega de lavar as mãos antes de colocar as luvas de limpeza. Quaisquer que sejam os produtos de limpeza usados, uma esponja e um balde serão necessários para realizar as funções de limpeza e enxágue.

Caso os detergentes utilizados devam ser diluídos em água, é preferível garantir as dosagens corretas. Certifique-se de usar os produtos certos para as superfícies certas e nas proporções corretas de água / detergente. Alguns substratos são delicados e requerem cuidados especiais ao serem limpos. O tempo de exposição a certos agentes químicos deve então ser limitado.

Limpeza

Depois de se certificar de que os itens a serem limpos estão livres de qualquer sujeira supérflua (pia entupida ou suja, sem dar descarga), você pode iniciar a primeira fase de limpeza. Consiste na aplicação de produtos de limpeza nas superfícies a serem lavadas: spray desinfetante, gel de banheiro, etc. Deixe agir por alguns minutos e aproveite para esvaziar as lixeiras e substituir os insumos (papel higiênico, sabonete líquido, toalhas de mão).

Assim que essas tarefas forem concluídas, a limpeza e a retirada de lixo podem começar. Como todo profissional de limpeza sabe, é fundamental lavar sempre do mais limpo ao mais sujo, de cima para baixo. Assim, os primeiros elementos que irão beneficiar de uma limpeza são as luzes, os espelhos e as paredes revestidas a azulejo.

Lembre-se também de limpar os distribuidores de parede, barras elevatórias, interruptores e maçanetas. Em seguida, passe para as torneiras, bacias e pias e, em seguida, assentos sanitários, bacia e bases.

Certifique-se de usar um equipamento de limpeza específico para lavar diferentes tipos de louças sanitárias. Os panos de cozinha e outras esponjas estão disponíveis em cores diferentes justamente para esse fim. Por fim, termine limpando o chão.

Limpeza de pisos

Para limpar as superfícies mais sujas, e o piso é uma delas, você precisará do equipamento certo. Para alguns revestimentos delicados, o piso pode ser lavado com bastante água, enquanto em outros casos será recomendado um pano levemente umedecido. Embora alguns produtos não exijam enxágue, você ainda precisará de dois baldes de água. Um para diluir o detergente e outro para enxaguar o esfregão. Recomenda-se uma prensa para garantir uma centrifugação eficiente e um enxágue mais higiênico.

Ao realizar movimentos laterais regulares com sua vassoura, evita-se que o equipamento se mova novamente nas áreas já lavadas. Uma vez removida a sujeira, a superfície se torna perfeitamente limpa e saudável.

Para deixar suas instalações sanitárias perfeitamente neutras e isentas de qualquer resíduo químico, lembre-se que a água límpida é uma aliada adequada para todas as situações. Enxaguar abundantemente quando necessário, limitar o excesso de água e deixar secar, tendo o cuidado de deixar a sinalização no local.

Por fim, verifique rapidamente se a limpeza está finalizada e preencha o cronograma de limpeza, fundamental para monitorar a limpeza de suas instalações, e que tranquiliza os usuários!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carrinho de compras
0
Would love your thoughts, please comment.x
× Dúvidas?