Como escolher uma lata de lixo de pedal

Como escolher uma lata de lixo de pedal

Quando se trata de coletar, transportar e armazenar resíduos e o lixo das sobras de alimentos, por exemplo, fazer a escolha certa do lixo às vezes pode parecer uma verdadeira dor de cabeça.

Para evitar muitos inconvenientes desnecessários, certos parâmetros, tanto técnicos quanto práticos, devem ser levados em consideração. Na verdade, o tamanho e o tipo de sua lixeira não serão os mesmos dependendo de como ela é usada e do número de usuários. Entre os modelos de lata de lixo mais comuns que existem, as latas de lixo de pedal são quase sempre as escolhidas.

Escolher uma lata de lixo para a cozinha pode ser difícil. Este objeto útil em uma cozinha deve ser prático, projetado e de fácil manutenção. As marcas de lixeiras de cozinha desenham modelos diferenciados, adaptados à capacidade doméstica, orçamento, resistência e de acordo com utilização.

 Existem 5 tipos de abertura para uma lata de lixo:

A abertura simples: O modelo mais simples é o aberto com as mãos. Menos higiênico, não possui pedais nem sensores para sua abertura. Geralmente projetado em plástico, é bastante recomendado para pequenas capacidades em um ambiente com pouco descarte de lixo, por exemplo.

Alguns modelos possuem uma tampa aberta manualmente, geralmente com uma alça acima da tampa. Eu recomendo fortemente que esse modelo não seja a sua escolha. Eles estão longe de serem higiênicos. Tocar na lata de lixo com as mãos não é recomendado do ponto de vista da saúde. E isso não é nada prático porque se você estiver com as mãos ocupadas, você não conseguirá abrir a lata de lixo sem invocar um malabarista interno.

A abertura pelo pedal: Este sistema levanta a tampa pressionando com o pé um pedal na parte inferior da caixa. Prático e econômico, evita ter que tocar na tampa para colocar o lixo. No entanto, é preciso escolher um modelo com um bom espaço para o acionamento.

Essas latas de lixo são amplamente utilizadas por profissionais. Permitem uma abertura fácil com o pé e sobretudo não é preciso tocar na lata de lixo com as mãos para depositar o lixo.

A abertura “push”: A abertura ocorre quando é pressionada a tampa com a mão. Prático e fácil de usar, esse sistema está presente principalmente em latas de lixo menores.

Existem modelos bastante recentes que abrem automaticamente usando um sensor de movimento. Muitas vezes, são latas de lixo maiores que permitem a abertura automática, através de um sistema mecânico. Esse modelo é bastante prático, mas tenha cuidado ao escolher o modelo certo. Também é preciso levar em consideração a troca de baterias, às vezes frequente.

O sistema de abertura automática é projetado com um sensor infravermelho na frente ou na tampa da lata de lixo. Muitos modelos se abrem assim que é passada a mão em frente ao sensor. Mais caro para comprar, esse modelo é muito prático principalmente para lares com pessoas mais idosas.

Em alguns modelos, será preciso apertar um botão ou a tampa para acionar o mecanismo de abertura. Infelizmente, é anti-higiênico e não é tão prático em comparação ao modelo de pedal.

O lixo embutido: Alguns designers de cozinha oferecem latas de lixo embutidas em móveis de cozinhas modernos. Normalmente localizado embaixo da pia, pode ser acesso pela abertura da porta do armário. Ao abri-lo, a tampa da lixeira sobe ao mesmo tempo. Muito prático, essa solução geralmente é mais cara para comprar, e ainda não é possível de ser colocado em todos os móveis.

No artigo de hoje, vamos aprender como escolher uma lata de lixo a pedal, uma das opções mais procuradas no mercado.

A capacidade da lata de lixo de pedal

A capacidade da lata de lixo com acionamento por pedal é um elemento importante a ter em consideração na sua compra. Geralmente varia de acordo com a capacidade da casa e a quantidade de lixo por dia esperada. Essa capacidade varia entre 20 litros a 70 litros para uso doméstico.

Abaixo, você encontrará a capacidade recomendada de acordo com o número de membros da família:

  • Uma pessoa ou um casal: é aconselhável escolher um modelo entre 20 e 30 litros.
  • Uma família de 3 a 4 pessoas: uma lixeira de 30 a 40 litros é adequada.
  • Uma família de 5 a 6 pessoas: a capacidade de 50 litros será bem aproveitada por uma família desse tamanho.
  • Uma grande família de 7 pessoas ou mais: uma capacidade de 60 litros ou mais será adequada nos casos de grandes famílias.

A vantagem de ter uma lata de lixo por pedal com a capacidade adequada é poder retirar os resíduos de vez em quando e evitar que os odores se espalhem no ambiente.

O segundo elemento relacionado a este critério é o tamanho da lata de lixo da cozinha. Se você deseja posicioná-lo em um armário, sob uma bancada, você precisará garantir as dimensões corretas. Colocando mais de uma lata de lixo de pedal no mesmo ambiente, é possível fazer a separação dos tipos de lixo depositados.

As autoridades públicas estão a tentar implementar várias ações para promover e apoiar as famílias na separação do lixo. As marcas adaptaram seus modelos a essa consciência, criando modelos de mais de um comportamento. Existem muitos modelos residenciais com vários compartimentos, em conjuntos de 2 ou 3. O suporte geralmente metálico é acompanhado por vários silos com alças, para poder esvaziar em recipientes externos.

Pintados com cores diferenciadoras, você pode separar seus resíduos por tipo: vidro, plástico, papelão e lixo não reciclável. Essa separação pode se tornar ainda mais importante, se você tiver um espaço ao ar livre para fazer compostagem com seus resíduos vegetais (cascas de frutas e vegetais, por exemplo).

As latas de lixo por pedal se inovaram recentemente e vários recursos agora estão disponíveis para melhorar o conforto e a higiene em todos os cômodos da sua casa.

Alguns estão equipados com um fecho antiodor que evita que os odores se espalhem pela divisão. Outros possuem uma base antiderrapante que proporciona mais estabilidade em pisos externos, que podem ser lisos. Por fim, há também o fechamento lento. Um sistema fecha de forma bem devagar a tampa, evitando ruídos e também qualquer possibilidade de prender seus dedos.

Em relação ao design das lixeiras de cozinha, recomendamos que os usuários usem modelos de metal para melhor resistência e limpeza ideal. Os modelos de plástico são fáceis de limpar, mas menos resistentes.

O tamanho de uma lata de lixo de pedal também depende de vários fatores:

  • O ambiente em que está instalado (lixo de cozinha, lixo de escritório, lixo banheiro …)
  • O tipo de lixo que deve ser coletado (lixo doméstico, lixo alimentar …)
  • A sua utilização (lixo público, coletivo, escritório, etc.).

Para simplificar, são necessários 10 litros por pessoa para determinar o tamanho da lata de lixo a comprar.

Em geral, as latas de lixo de grande volume a pedal (100 litros ou 120L) são as mais procuradas pelas empresas industriais, empresas que atuam no setor comercial ou agrícola ou na área da construção e da indústria alimentar, que são utilizadas para o manuseamento de consumíveis, componentes mecânicos e várias matérias-primas e embalagens de vários tipos e em grandes quantidades.

Enquanto as caixas de volume médio (entre 15L e 30L) são mais frequentemente encontradas em cozinhas para famílias de 2 a 3 pessoas, as caixas de baixo litro (entre 0,5 e 10 litros) encontram facilmente seu lugar nos banheiros.

Que estilo de lata de lixo escolher?

Como um dos dispositivos essenciais para todos os setores de negócios (industrial, comercial, construção, alimentício, coletivo ou individual), o lixo apresenta desenhos diferenciados para se encaixar perfeitamente no meio.

Para atender às necessidades de um grande número de usuários, os fabricantes diversificaram suas ofertas, trazendo uma ampla variedade de estilos de latas de lixo para o mercado.

Qual o melhor sistema de abertura escolher para uma lata de lixo?

Na nossa opinião, é o sistema de abertura por pedal. Para evitar o contato com as mãos, é melhor optar por uma caixa de pedais se o ambiente e o uso permitirem. Assim, com uma simples pressão do pé, a abertura e o fechamento da lata de lixo são feitas sem dificuldade mesmo com as mãos ocupadas.

A lixeira de pedal pode ter diferentes opções, como:

Existem também alguns modelos de latas de lixo, que devem ser conhecidos por todos:

A lata de lixo automática oferece a vantagem de abrir automaticamente no momento em que você coloca suas mãos carregadas acima dela. Sem a necessidade de um dispositivo específico para ser operado com os pés, ele fecha após alguns segundos, uma vez que você remove as mãos.

O sistema de toque – uma lata de lixo por toque é uma caixa que se abre com o toque de um dedo. Adapta-se a ambientes coletivos onde é preparado para uso intensivo.

O sistema de abertura de balanço – Normalmente colocado em uma passagem e destinado a um uso intensivo, uma lata de equipada com um sistema de abertura giratória permite o fechamento ultrarrápido da tampa graças ao seu sistema de pêndulo. 

O modelo integrado – Se você deseja economizar espaço em um ambiente pequeno, a lata de lixo embutida é o modelo de lixo que pode ser escolhido. Este tipo de lata de lixo oferece um lado estético significativo porque está escondido da vista, como é o caso da lata de lixo debaixo do lava-louça. Porém, esse modelo só deve ser escolhido para o descarte de pouquíssima sujeira.

Como escolher a lixeira a pedal certa para sua vida diária?

Municípios e comunidades impõem a triagem seletiva diária de lixo direto nas residências. Dependendo das suas necessidades e atividades, opte por uma caixa de classificação com 2, 3 ou 4 caixas para uma separação limpa de vidro e plástico, bem como outros tipos de resíduos. Existem muitas lixeiras a pedal industriais menores com essa separação, que já são compradas para o uso residencial

Uma lixeira com duas separações é o suficiente em muitas cidades brasileiras, onde ocorre a separação de lixo apenas em reciclável e não reciclável.

Como fazer a manutenção adequada de uma lata de lixo por pedal?

Infelizmente, trocar o saco de lixo da sua lixeira não é suficiente para eliminar os odores desagradáveis. Dito isso, trocar o saco de lixo regularmente é um bom começo. Observe também que existem sacos de lixo antiodor ou perfumados. Bem, isso não impede a manutenção regular do seu lixo.

Até mesmo as lixeiras a pedal precisam do contato no momento da sua limpeza. Ao trocar os sacos de lixo, lembre-se de lavar todos os itens como a tampa, a lixeira, os elementos de abertura, o pedal, a parte traseira, etc.

Para limpar a lixeira a pedal, você pode usar água sanitária ou bicarbonato de sódio.

No final da limpeza, adicione algumas gotas de óleo essencial de lavanda para eliminar os odores permanentemente. Ao fazer a limpeza correta e frequente de sua lata de lixo de pedal, você impede que tenha alguma desagradável surpresa ao pisar na lata de lixo para depositar qualquer lixo.

Esteja ciente de que a umidade é uma fonte de proliferação de bactérias. Se você jogar garrafas no lixo, certifique-se de que nenhum líquido escape. O mesmo vale para resíduos úmidos, como frutas ou vegetais, que devem ser embalados, em um jornal por exemplo. Limpe também as paredes e a tampa da lata de lixo regularmente para remover qualquer umidade. Uma lata de lixo bem seca será muito mais saudável, e também gerará menos odores desagradáveis.

Aqui está tudo o que eu poderia dizer sobre essas famosas lixeiras de cozinha a pedal! Espero que você tenha achado este artigo útil. Sinta-se à vontade para usar a seção de comentários para me escrever ou fazer perguntas.

Como escolher uma lata de lixo de pedal
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carrinho de compras
0
Would love your thoughts, please comment.x
× Dúvidas?