Como escolher uma lata de lixo de cozinha?

A lata de lixo é um dos acessórios essenciais para uma cozinha funcional, e sua escolha pode acabar sendo mais técnica do que parece… Lixeira para triagem seletiva ou não? Lixeira embutida ou independente? Caixa de pedal ou caixa automática? Caixote do lixo 50 l ou 30 l ? Lixeira de metal ou plástico? A Eco Hábito vai te ajudar a escolher a lata de lixo da cozinha de que necessita.

As perguntas certas a se fazer ao escolher uma lata de lixo:

Tamanho da família
Estilo de vida
Tamanho da cozinha
E quanto à classificação seletiva?

Tamanho da família

Primeira pergunta a se fazer para definir o tamanho da lata de lixo que você precisa: qual é a composição da sua casa? Na verdade, não apenas os resíduos serão diferentes, mas sua quantidade pode variar enormemente.

Costumamos dizer que é melhor sobrar do que faltar. Mas, para as latas de lixo, essa não é uma boa ideia. Na verdade, um cesto de pedal de 50 litros para uma única pessoa pode levar a odores desagradáveis que ​​invadem a cozinha cada vez que ela é aberta, enquanto uma caixa de 30 litros para uma família grande exigirá a troca regular do saco.

Modo de vida

Além do número de pessoas em sua casa, você terá que pensar no número de refeições que faz em casa. O seu lixo não receberá tantos resíduos se almoçar todos os dias na cantina da sua empresa ou se fizer 2 refeições por dia em casa, 7 dias por semana.

Além disso, se você estiver em um processo de redução de resíduos, pode estar fazendo composto. Você pode então optar por um modelo menos volumoso.

Tamanho da cozinha

Você tem sorte de ter uma ampla cozinha? Neste caso, poderá escolher o modelo que mais se adequar ao seu gosto, sem limitação de espaço.

A sua cozinha é pequena? Fique tranquilo, é o que acontece com a maioria de nós! Felizmente, as latas de lixo podem se adaptar:

A lata do lixo embutida permite que você não desorganize sua cozinha, uma vez que caberá em um dos armários da cozinha. Algumas caixas independentes oferecem formas que também otimizam o espaço.

E quanto à classificação seletiva?

Se quiser facilitar a sua vida com a triagem, você pode escolher uma lixeira seletiva: uma lixeira de 2 compartimentos permite distinguir os resíduos não recicláveis ​​de papel e papelão, enquanto alguns até têm uma terceira lixeira para vidro.

Os diferentes tipos de lixeiras de cozinha:

Lixeira de cozinha comum
Lixeira com compartimentos
Lixeira embutida

Lata de lixo de cozinha comum

A clássica lixeira de cozinha continua a ser a que mais opções lhe oferece, ao nível dos materiais, cores, acabamentos, mas também dos sistemas de abertura.

Latas de lixo com compartimentos

As latas de lixo do compartimento são ideais para a separação de resíduos. Você encontrará latas do lixo duplas, mas também modelos com três ou até quatro contêineres internos (na maioria das vezes removíveis).

Os compartimentos terão o mesmo tamanho (geralmente é o caso para lixeiras duplas) ou tamanhos diferentes (um compartimento maior para o lixo doméstico e dois menores para papelão e vidro, por exemplo).

Algumas marcas também oferecem módulos que podem ser colocados uns sobre os outros. Você poderá escolher o número de recipientes mais adequado às suas necessidades.

Lixeira embutida

A grande vantagem da lata de lixo embutida na cozinha? Sua discrição. Na verdade, ela está instalada atrás de uma das portas de seu armário. Não se pode tropeçar mais no lixo! Ideal em pequenos espaços.

No entanto, essas caixas geralmente não existem em formato grande e você terá que abrir mão do espaço de armazenamento embaixo da pia …

Quais são os critérios para a escolha de uma lata de lixo de cozinha?

Capacidade
Tipo de abertura
Material e acabamento
Facilidade de manutenção
Opções

Capacidade

Recomendamos que você escolha a capacidade do seu escaninho de acordo com o número de pessoas na casa. Deste modo:

de 10 a 20 litros para 1 a 3 pessoas;
de 30 a 40 litros para 4 pessoas;
de 40 a 60 litros para residências de 5 pessoas ou mais.

As lixeiras e os depósitos de lixos sanitários são geralmente mais compactos, sendo os modelos de 10 litros os mais comuns. Além do volume, a forma da lixeira é importante:

Uma lata de lixo alta será melhor para suas costas.
Uma lata de lixo semicircular instalada contra uma parede ocupará menos espaço do que uma lata de lixo redonda.

Certifique-se de comprar sacolas no formato certo para o seu lixo! Nada é mais irritante do que tentar colocar um saco de lixo redondo em uma lata de lixo retangular …

Tipo de abertura

Existem vários sistemas de abertura:

A lata de lixo de tampa manual : o mais simples e mais barato.
A lata de lixo de empurrar : você empurra a tampa, que abre e fecha com uma mola.
A lata de lixo Touch : uma leve pressão do dedo é suficiente para abri-la.
O compartimento do pedal : você pisa no pedal e a tampa se abre. Muito higiênico, pois você não usa as mãos.
A lixeira automática (falamos também em lixeira elétrica): esta não requer nenhum esforço, nenhuma manipulação, pois é um detector de movimento que levanta a tampa quando sua mão passa. A lixeira automática de cozinha também é muito higiênica e prática, porém mais cara. Além disso, requer baterias.
A lata de lixo embutida : às vezes tem um mecanismo de abertura associado ao do armário.

Material e acabamento

Os materiais mais comuns são:

plástico: barato, sólido e à prova d’água. Tenha cuidado, o plástico de pouca qualidade tende a manchar com o tempo;
aço inoxidável: resistente e de fácil manutenção;
aço epóxi: maciço e com ampla gama de cores.

Facilidade de manutenção

É importante escolher uma lata de lixo de cozinha que seja fácil de limpar. Escolha um modelo que tenha o cesto removível, para que você possa limpá-lo com mais eficiência;

Opções

Algumas opções finalmente estão se mostrando apreciadas no dia a dia:

presença de alça: prática para transporte;
fecho suave: para um fechamento silencioso que não aperta os dedos;

Com todas essas dicas, será muito mais fácil escolher a lata de lixo ideal para sua cozinha.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carrinho de compras
0
Would love your thoughts, please comment.x
× Dúvidas?