Coleta Seletiva

Assessoria De Gestão Ambiental

A reestruturação do sistema de limpeza urbana permitiu a ampliação do programa de coleta seletiva. São considerados materiais recicláveis garrafas, garrafões, frascos vazios de remédios e perfumes, copos, latas de bebidas e de refrigerantes, ferragens, pregos, panelas, embalagens longa-vida, listas telefônicas, jornais, cadernos, revistas, livros, caixas de papel e papelão, garrafas e sacolas plásticas, brinquedos, utensílios domésticos, embalagens de produtos de limpeza e de higiene pessoal, etc.

Sistema também traz a possibilidade de integração com a coleta seletiva municipal, nesses casos devem ser feitos acordos específicos entre setor empresarial e os serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos dentro da área de abrangência do acordo setorial e os operadores do sistema de logística reversa.

A colaboração da comunidade é fundamental, pois a separação dos resíduos recicláveis resulta em benefícios, como a redução de resíduos a serem dispostos em aterro sanitário, redução de extração de recursos naturais e consequente melhoria para meio ambiente.

Todos os materiais recicláveis e reutilizáveis (papel inclusive jornais, revistas, etc., papelão, plástico, embalagens Tetrapak, pets, metais ferrosos, sucatas, inclusive de eletrodomésticos e eletrônicos, alumínio e vidros, exceto os do tipo temperados, óleo de cozinha armazenado em garrafas pet), descartados pela população, nos dias de coleta seletiva, devem ser recolhidos sem distinção.

Vale ressaltar, que todo resíduo coletado seletivamente na cidade de Niterói é doado para duas cooperativas de catadores (uma no Morro do Céu e a outra na Rua Padre Anchieta – Coopcanit), desta forma todo participante auxilia na preservação ambiental e na inserção social.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carrinho de compras
0
Would love your thoughts, please comment.x
× Dúvidas?