Coleta de pó: técnicas de limpeza em empresas

Nos negócios, é fundamental manter um ambiente limpo e agradável, principalmente para os funcionários, mas também para os visitantes (clientes, parceiros, público em geral). Na verdade, a manutenção das instalações deve ser uma prioridade, começando pela limpeza de superfícies, móveis e equipamentos. Nesse artigo, a Eco Hábito apresenta as diferentes técnicas de remoção de poeira e sujeira no mundo dos negócios.

Pó no local de trabalho: a chave para uma higiene impecável

A remoção do pó consiste na eliminação da sujeira não aderente. Essa poeira é de origem mineral, vegetal ou animal e se acumula nas superfícies pelo efeito da gravidade ou da atração eletrostática. A sua remoção garante a limpeza das instalações e mantém um ambiente saudável para quem as ocupa.

Um ambiente bem limpo não tem mais poeira, que pode causar problemas de saúde. Assim, as instalações limpas ajudam a reduzir as faltas por motivo de doença. Além disso, a limpeza afeta o humor e a motivação dos funcionários. Finalmente, na indústria, a poeira incrustada nas superfícies pode causar danos ou quebras.

É, portanto, essencial, para uma remoção eficaz do pó, utilizar os produtos de limpeza adequados (vassouras, panos, panos, toalhetes, detergentes e produtos de limpeza, etc.), mas também e sobretudo adoptar os métodos de limpeza adequados. Eles são divididos em duas categorias principais: pó seco e pó úmido, válido para pisos e superfícies acima do solo.

Técnicas de pó a seco

Como o nome sugere, a remoção de poeira seca não requer água e produtos líquidos. Esta técnica pode ser utilizada para as diferentes superfícies a serem limpas dentro da empresa: pisos, móveis, equipamentos, materiais técnicos, etc. É adequado para a maioria dos tipos de instalações, desde que as regras de higiene não sejam muito rígidas.

Limpeza de pisos

A limpeza do pó dos pisos pode ser feita mecanicamente (vassoura) ou por aspiração (aspirador).

O uso de uma vassoura é o método preferido para sujeira profundamente incrustada e para superfícies frágeis. Como tal, a escolha da vassoura é essencial para uma remoção de poeira eficaz. Existem muitos modelos disponíveis, adaptados aos ambientes de trabalho, tipos de superfícies e requisitos em termos de limpeza e higiene (mais ou menos rigorosos consoante o setor de atividade).

Porém, tem uma desvantagem: desloca grande parte da poeira, que voa em todas as direções e acaba se acomodando em outro lugar.

O aspirador continua sendo o mais eficiente, pois absorve a poeira e a armazena em um tanque. É ideal para tapetes e carpetes, portanto, para todos os pisos que não sejam lisos ou tenham um revestimento têxtil. Também tem a desvantagem de mover o pó (menos que a vassoura). Além disso, a aspiração supõe que haja poeira a montante de todas as superfícies acima do solo.

Limpeza de superfície

Para limpar o pó a seco de todas as superfícies, exceto pisos (móveis, peitoris de janelas, maçanetas, estações de trabalho, equipamentos de informática, etc.), ferramentas como um espanador ou um pano de microfibra são prontamente usadas.

Para a máxima eficiência, é fundamental respeitar um determinado método: espanar superfícies horizontais e verticais, trabalhar do fundo da sala até a saída, levantar objetos com cuidado e colocá-los de volta no lugar, etc.

Técnicas de pulverização úmida

A poeira úmida pode assumir muitas formas, dependendo se você está atacando solos ou superfícies acima do solo. Isso é chamado de varredura úmida ou limpeza úmida de superfícies.

Varrimento úmido

Cada vez mais comum, a técnica de varredura úmida elimina a poeira e a sujeira enquanto reduz o risco de dispersão. Com efeito, este método elimina 90% do pó em pisos lisos e evita que se dispersem no ar, o que o torna mais eficiente do que o pó a seco (com vassoura ou aspirador). Para isso, entretanto, é necessário trabalhar sobre um solo desprovido de rugosidade e livre de sujeira aderente, como resíduos volumosos.

A varredura úmida é particularmente relevante em indústrias que devem aplicar padrões de limpeza rígidos (saúde, alimentação, restauração, indústria farmacêutica, etc.), mas é adequada para todos os tipos de ambientes de trabalho.

Esta técnica requer o uso de uma vassoura trapezoidal com a cabeça coberta por uma gaze úmida, que deve ser trocada com bastante regularidade. A forma particular desta vassoura permite o acesso aos cantos de uma sala. É possível usar gazes impregnadas com detergentes ou desinfetantes, ou simplesmente com produtos naturais como vinagre branco ou bicarbonato de sódio.

Observe que existem dois métodos de espanar por varredura úmida: “puxar” (execute ziguezagues puxando a vassoura em sua direção) e “empurrar” (deslize a vassoura na sua frente desenhando tiras paralelas).

Limpeza úmida de superfícies acima do solo

A poeira úmida também se aplica a superfícies que não sejam pisos: móveis, portas, janelas… com exceção de objetos delicados e frágeis que é preferível não umedecer ou que devem ser limpos com produtos adequados (como telas de computador).

Essa técnica consiste em remover a poeira da superfície usando um ambiente úmido: pano de microfibra (potencialmente aplicado detergente ou desinfetante), pano de uso único ou pano de pó. Esses diferentes meios de limpeza são usados ​​para corrigir a poeira e outras micro-sujeira encontradas em todos os tipos de superfícies acima do solo.

Devo usar o esfregão para tirar o pó?

O esfregão (ou mop) é parte integrante das técnicas de varredura úmida, mas qual é o seu lugar em relação aos métodos de varredura úmida e limpeza a seco, como aspirar?

A utilização de um esfregão, seja qual for o modelo (franja, microfibra, etc.), continua a ser particularmente eficaz para espanar, porque o pó fica armazenado nas franjas ou nas fibras. Estes últimos, acima de tudo, agem como ímãs retendo a sujeira até o enxágue no balde.

A outra vantagem do esfregão reside na sua universalidade: pode ser utilizada para tirar o pó de todo o tipo de pavimentos (ladrilhos, pisos, etc.) com exceção de revestimentos têxteis.

Por último, a utilização de um esfregão também permite limpar paredes e tetos e livrar-se do pó persistente e das teias de aranha.

Depois de todo o pó retirado, é importante ter a disposição uma lixeira para o seu descarte rápido!

Claro, essas diferentes técnicas podem ser usadas de forma complementar!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carrinho de compras
0
Would love your thoughts, please comment.x
× Dúvidas?